É um elemento fulcral para o desempenho da equipa, se esta se sente motivada ou não, e ninguém melhor para os motivar que o próprio treinador. Há que saber tocar nos pontos chave para tirar o melhor proveito dos atletas, pois o segredo do sucesso não está apenas na vertente técnica e na tática, mas sim também na psicológica.
Não se trata apenas das palavras que são ditas, mas assim como também do tom de voz, postura e até mesmo o simples olhar.
Na minha opinião, José Mourinho é o grande mestre da vertente psicológica do desporto coletivo actual e talvez de sempre. Logicamente que nunca assisti a uma palestra dada por este, mas creio que é notório que é possuidor de grande "força mental" e como tal passa isso para os seus atletas.
No vídeo abaixo deixo um excerto de um filme , "Um domingo qualquer", que possui um grande discurso motivacional, que ao qual recorri para me inspirar para uma palestra que dei á uns anos atrás em um jogo que decidiria o título. Muitos que assistiram á palestra disseram que ganhei o campeonato dentro do balneário.
Esta foi uma pequena abordagem a um assunto que me interessa muito, mas que será abordado em breve por alguém mais entendido na matéria, neste caso, o nosso colaborador. Gustavo Couto.
Sem comentários:
Enviar um comentário